BLOG

Reuniões de A.A. para mulheres crescem 44,7%

Referência mundial na recuperação do alcoolismo, Alcoólicos Anônimos (A.A.) completou 90 anos de fundação em junho. No Brasil, o aumento da presença feminina e uma maior busca de ajuda por mulheres nos últimos anos têm chamado a atenção.

Em um ano, cerca de 5 mil mulheres entraram em contato pelos canais de ajuda da Colcha de Retalhos, ação de alcoólicas de A.A. que tem transmitido a mensagem de recuperação de Alcoólicos Anônimos. A iniciativa promove atividades com profissionais de diversas áreas sobre alcoolismo em mulheres, proporcionando maior visibilidade ao tema, que, somadas a uma escuta atenciosa a quem busca ajuda, mais mulheres estão chegando às reuniões de recuperação de A.A.

Com a chegada de mais mulheres em Alcoólicos Anônimos, as reuniões de composição feminina aumentaram 44,7%, comparando os períodos pré e pós-pandemia. Atualmente são 65 reuniões femininas realizadas semanalmente.

“Relatos de muitas mulheres alcoólicas confirmam que no espaço oferecido pelas reuniões de composição feminina, elas puderam expressar seus sentimentos, suas dores e os abusos que sofreram durante o período do uso compulsivo da bebida alcoólica”, destaca Jaira Freixiela Adamczyk, psicóloga e mestre em tratamento e prevenção à dependência química.

O álcool é responsável pela morte de uma mulher, em média, por hora no Brasil, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade também aponta que o consumo abusivo por mulheres de 15 anos e mais subiu de 6,9% (2016) para 11,8% em (2019).

Os dados são preocupantes, especialmente porque as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos do álcool e os estigmas são mais devastadores nelas. Mas as histórias de superação delas no A.A. mostram que é possível construir uma jornada de recuperação e de transformação de vidas.

Para a mulher interessada, a programação das reuniões femininas presenciais e virtuais está disponível aqui. Quem precisar de ajuda pode ainda entrar em contato pelo Canal de Ajuda: www.colchaderetalhosdeaa.com.br

Leia também

Necessidades

Na cidade de São Paulo, discute-se sobre a liberdade de matar. Uber e 99 Táxi passaram a fazer a corretagem de garupas de motocicleta..

Morte barata

O Brasil discute a reforma tributária – e, como de (péssimo) hábito, a indústria do álcool flerta com o coitadismo, em lágrimas para não pagar mais impostos.

Câncer

A Irlanda conseguiu aprovar uma lei que vai obrigar a estampar nas embalagens de bebidas alcoólicas..

📩 contato@semdependencia.com.br
TRANSFORMANDO VIDAS, UM DIA DE CADA VEZ
Links úteis:
©2025 ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação