BLOG

BLOG

O debate e a informação são recursos essenciais e poderoso para conscientizar e educar a população sobre os riscos associados ao uso de substâncias que causam dependências, sejam elas ilícitas ou lícitas, como o álcool. Informar-se é um ato de prevenção, assim como é uma ferramenta para apoiar a busca por ajuda e tratamento.

ARTIGOS

O Escritório Social da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em Campo Grande

O “Julho Branco” serve como meio de chamar a atenção da sociedade, gestores públicos, imprensa..

O episódio 7 do podcast Sem Dependência trouxe à tona uma discussão urgente e ainda pouco enfrentada com seriedade no Brasil

O Brasil ainda tenta interpretar os dados que apontam uma redução dos homicídios – embora os feminicídios, tipicamente ligados aos casos de violência doméstica..

Um estudo internacional publicado na revista científica PLOS Medicine analisou dados de mais de 2,4 milhões de pessoas de 30 países diferentes para entender..

Em 26 de junho, o mundo celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)..

A.A. completou 90 anos de existência nesta semana. As reflexões que a data despertaria, a meu ver, não foram muitas – mas, ainda que viessem aos milhões..

Episódio analisa consequências do remanejo e aponta caminhos para soluções..

Ele está por toda parte nas mãos (e nas bocas) principalmente dos mais jovens que acreditam que não faz tão mal quanto os cigarros comuns, além de não ter o gosto ruim e não deixar cheiro, o que passa a impressão de que é “do bem”..

Recente pesquisa feita no Brasil com mais de 2.200 pessoas espalhadas por 134 municípios apontou que 25% de nós acredita que a violência física..

A Irlanda conseguiu aprovar uma lei que vai obrigar a estampar nas embalagens de bebidas alcoólicas o que há muito se sabe: há evidente conexão entre câncer e consumo de álcool..

24 horas de campanha global para expor os malefícios do tabagismo e convencer os fumantes a largar o cigarro..

O Brasil discute a reforma tributária – e, como de (péssimo) hábito, a indústria do álcool flerta com o coitadismo, em lágrimas para não pagar mais impostos..

É comum ver isso quando se trata de dependência química – isso é problema dos outros; nós, que somos bons e equilibrados, jamais passaremos por isso..

Nós temos um senhor que frequenta o grupo e ele está sem fumar há muitos anos, mas ele vem toda semana, na terça-feira, às 8 horas da manhã, para contar para o pessoal que ele conseguiu parar de fumar de uma vez só..

18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Hoje, 18 de fevereiro de 2.025, vejo dois grandes temas que precisariam ser discutidos com relação a esse assunto..

Na cidade de São Paulo, discute-se sobre a liberdade de matar. Uber e 99 Táxi passaram a fazer a corretagem de garupas de motocicleta..

Recentemente, formou-se uma nova coalizão de organizações de saúde e especialistas na União Europeia para defender a redução de doenças, lesões e mortes relacionadas ao álcool..

Há uma grande conveniência no uso daquilo que vejo no celular – me convém usar o WhatsApp para trabalhar ou o Google Maps para me localizar..

©2025 ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação