O debate e a informação são recursos essenciais e poderoso para conscientizar e educar a população sobre os riscos associados ao uso de substâncias que causam dependências, sejam elas ilícitas ou lícitas, como o álcool. Informar-se é um ato de prevenção, assim como é uma ferramenta para apoiar a busca por ajuda e tratamento.
O Brasil ainda tenta interpretar os dados que apontam uma redução dos homicídios – embora os feminicídios, tipicamente ligados aos casos de violência doméstica..
Um estudo internacional publicado na revista científica PLOS Medicine analisou dados de mais de 2,4 milhões de pessoas de 30 países diferentes para entender..
A.A. completou 90 anos de existência nesta semana. As reflexões que a data despertaria, a meu ver, não foram muitas – mas, ainda que viessem aos milhões..
Ele está por toda parte nas mãos (e nas bocas) principalmente dos mais jovens que acreditam que não faz tão mal quanto os cigarros comuns, além de não ter o gosto ruim e não deixar cheiro, o que passa a impressão de que é “do bem”..
A Irlanda conseguiu aprovar uma lei que vai obrigar a estampar nas embalagens de bebidas alcoólicas o que há muito se sabe: há evidente conexão entre câncer e consumo de álcool..
O Brasil discute a reforma tributária – e, como de (péssimo) hábito, a indústria do álcool flerta com o coitadismo, em lágrimas para não pagar mais impostos..
Nós temos um senhor que frequenta o grupo e ele está sem fumar há muitos anos, mas ele vem toda semana, na terça-feira, às 8 horas da manhã, para contar para o pessoal que ele conseguiu parar de fumar de uma vez só..
18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Hoje, 18 de fevereiro de 2.025, vejo dois grandes temas que precisariam ser discutidos com relação a esse assunto..
Recentemente, formou-se uma nova coalizão de organizações de saúde e especialistas na União Europeia para defender a redução de doenças, lesões e mortes relacionadas ao álcool..