“Nós temos um senhor que frequenta o grupo e ele está sem fumar há muitos anos, mas ele vem toda semana, na terça-feira, às 8 horas da manhã, para contar para o pessoal que ele conseguiu parar de fumar de uma vez só. Temos outro parceiro que há 12 anos parou de fumar conosco e ele está vindo atualmente ao grupo novamente, não porque tem risco de voltar a fumar, mas porque ele quer contar para todo mundo que ele está 12 anos sem fumar.”
O relato do pediatra e professor João Paulo Lotufo, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9), conta como acontece o trabalho de prevenção e combate ao álcool e drogas no Hospital Universitário (HU). Lotufo destaca a participação desse grupo antitabágico do HU no combate ao cigarro. “Ele funciona desde o ano 2000 e é o grupo mais antigo do hospital.” Também ressalta a importância do trabalho de prevenção que é feito com distribuição de cartilhas, inclusive para crianças.
“É ali que a gente tem que atuar, na prevenção, para que elas não entrem nas drogas. A droga vai estar cada vez mais perto de nós e a prevenção é que vai fazer com o seu filho não entre nas drogas.”
Muitos desses materiais, distribuídos nas consultas do HU, estão disponíveis em forma de cartilhas, audiobooks e até em braile no site www.drbarto.com.br.
Fonte: jornal da USP