BLOG

10° podcast destaca importância de sair do anonimato

O podcast Sem Dependência, na sua 10ª edição, traz um debate sobre a coragem de pessoas que decidiram quebrar o anonimato e falar abertamente sobre sua luta contra o vício. A conversa destaca como esse gesto pode reduzir estigmas e inspirar outras pessoas a buscarem ajuda. Ao longo dos anos, nomes conhecidos como Nando Reis, Demi Lovato e Walter Casagrande deram visibilidade ao tema.

Há pouco tempo, há 10 ou 20 anos, esse assunto era tratado como tabu, uma vergonha absoluta. Quando não se conversa sobre algo, fica mais difícil superar. Por isso, dar voz a essa luta é fundamental”, observa Paulo Leme. O advogado e escritor debate a dependência química, suas causas e consequências com o coordenador nacional da ONG Amor-Exigente, Miguel Tortorelli, e o jornalista Fábio Piperno. O programa quinzenal, mediado pelo jornalista Hugo Pereira, destacou que, apesar dos riscos e do preconceito, assumir publicamente a condição de dependente pode salvar vidas e gerar um efeito positivo em cadeia.

Quando pessoas conhecidas revelam suas dificuldades elas criam um espaço de empatia e reflexão social.

Futebol

Para Fábio Piperno, cuja especialidade inclui o jornalismo esportivo, vários jogadores de futebol tiveram suas carreiras interrompidas pelo vício devido à falta de informação.

Eu estava me lembrando do Diogo, que jogou no Palmeiras, lateral direito da seleção uruguaia. Com o tempo, ele teve uma queda abrupta de rendimento e, mais tarde, descobriu-se que tinha problemas com alcoolismo. A carreira dele se perdeu. Ficou pouco tempo aqui, voltou para o Uruguai e desapareceu. Esse foi o caminho de muitos jogadores uruguaios célebres”, relembrou.

Acolhimento

Em outro momento do programa, Miguel Tortorelli, coordenador da ONG Amor-Exigente, ressaltou o papel dos espaços de acolhimento gratuitos, tanto para pessoas com vício quanto para os seus familiares. Segundo ele, muitas famílias evitam procurar ajuda por medo da exposição, mas é justamente o apoio coletivo que acelera o processo de recuperação.

Todo mundo percebe quando alguém está usando drogas ou álcool em excesso. Os últimos a reconhecer isso são, geralmente, os pais. A negação atrasa o tratamento. Procurar ajuda cedo pode fazer toda a diferença”, alertou.

Informação e credibilidade

O Sem Dependência é um projeto que busca ampliar o debate sobre a addição química, tema que afeta cerca de 10% da população brasileira. Em episódios quinzenais, o programa promove discussões sobre assuntos atuais, com base em dados, experiências e análises. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 30 milhões de brasileiros têm algum familiar com dependência química.

📩 contato@semdependencia.com.br
TRANSFORMANDO VIDAS, UM DIA DE CADA VEZ
Links úteis:
©2025 ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação